ETIAS: Como Emitir o Seu Visto para a Europa

como-tirar-passaporte-capa

Você provavelmente já deve ter ouvido falar do ETIAS, o novo visto eletrônico que passará a ser obrigatório para quem deseja viajar para a Europa. O ETIAS entra em vigor a partir de 2024, entretanto, passa a ser obrigatório apenas a partir de 2025

O que é o ETIAS?

O ETIAS é válido apenas para fins de trânsito, turismo e viagens relacionadas a negócios. Além disso, antes do viajante embarcar em uma viagem por via aérea, terrestre ou marítima, as transportadoras verificarão o visto. 

ETIAS (Sistema de Informação e Autorização de Viagem da União Europeia) é uma nova autorização eletrônica que deverá será obrigatória para quem quer viajar a turismo ou a negócios para a Europa ou países Estados-Membros Schengen. O ETIAS entrará em vigor a partir de 2024, mas será obrigatório apenas a partir de 2025. Essa nova autorização segue o mesmo modelo do ESTA (Sistema Eletrônico para Autorização de Viagem), sistema automatizado adotado pelos Estados Unidos para determinar os visitantes que viajam para o país.  

A autorização será vinculada ao passaporte do viajante e terá validade de 3 anos e sua emissão custará 7 euros. Com essa autorização, será possível viajar para os 27 países da União Europeia, ou para Bulgária, Chipre e Romênia. 

Vale lembrar que não se trata de um visto, mas sim de um sistema automatizado onde pessoas de países que não necessitam de visto para entrar na União Europeia façam um agendamento da sua viagem. 

Qual o objetivo do ETIAS?

Mas para que serve o ETIAS? Bem, segundo a União Europeia, a autorização tem o objetivo de prevenir ameaças terroristas e tornar a Europa ainda mais segura, além de combater a crise migratória. Principalmente, isso significa que viajantes que não possuem visto devem seguir um procedimento específico, obtendo uma autorização de viagem e passando por diversas verificações de segurança antes de chegarem à União Europeia. 

A autorização de viagem do ETIAS será obrigatória para cidadãos de países que atualmente não necessitam de visto para entrar na Europa, incluindo os Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia e Canadá.

Como emitir?

A nova autorização poderá ser emitida online, antes de viajar. Para solicitar o ETIAS, o viajante deverá preencher um formulário com alguns documentos e informações, como por exemplo: 

  • Dados biométricos e pessoais (nome, sexo, data de nascimento) 
  • Passaporte ou documento de viagem, 
  • Deverá responder perguntas básicas sobre a saúde, antecedentes criminais, além de um histórico de imigração prévio na UE. 

Após a solicitação, o pedido será verificado nos bancos de dados de sistemas do SIS/VIS, Europol, Interpol, etc.  

O resultado da sua autorização do ETIAS será processado em minutos. Caso sua solicitação seja aprovada, será válida por um período de 3 anos, ou até o vencimento do passaporte, permitindo múltiplas entradas em países membros União Europeia.  

Caso a solicitação do ETIAS seja negada, o requerente receberá uma explicação para a recusa, juntamente com detalhes sobre o país ou a autoridade que recusou a aprovação da autorização. 

Você pode encontrar mais informações acessando o site da União Europeia: travel-europe.europa.eu

Posts relacionados:

Veneza na Primavera: Explore os Encantos da Cidade das Águas

Florença na Primavera: Desfrute da Beleza em Flor

Dicas de Viagem Itália: Como se Vestir e Comportar em Igrejas, Restaurantes e Bares

Assine as newsletter e não perca nenhuma novidade